Desenvolvimento sustentável será tema central da 20ª Conferência ANPEI de Inovação

25/11/2022

Os pequenos negócios inovadores que atuam nas áreas de sustentabilidade ou ESG na cadeia produtiva de grandes empresas terão destaque na 20ª Conferência ANPEI de Inovação, que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Campinas (SP). O Sebrae é correalizador do evento, considerado o maior encontro dedicado à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação do país. Neste ano, a edição 2022 retorna ao formato presencial no Centro de Convenções Royal Palm Hall.

Sob o tema ‘Desenvolvimento Sustentável Inovador: Um círculo virtuoso’, a Conferência apresenta cinco palcos com palestrantes especialistas nos três eixos temáticos: pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios. A expectativa é reunir três mil participantes em debates e painéis sobre inovação e desenvolvimento sustentável.

Esta edição do evento terá a participação de importantes atores do ecossistema de inovação brasileiro, como o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, bem como nomes de referência no empreendedorismo inovador, Marcos Gurgel, diretor de Inovação do Ifood, entre outros. No primeiro dia da Conferência, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, dividirá o painel “Perenidade e Reinvenção de Organizações Inovadoras”, com Luiza Trajano, que está à frente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza.

Com correalizador do evento, o Sebrae terá um palco exclusivo visando promover o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas. O palco Catalisa ICT by Sebrae será o espaço voltado para os donos de negócios ou interessados em empreender em modelos de negócios inovadores. O nome do espaço faz referência ao Programa Catalisa ICT, iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, a partir de pesquisas realizadas por mestrandos e doutorandos de todo o Brasil.

O palco Catalisa ICT by Sebrae oferecerá palestras sobre inovação aberta, empreendedorismo científico, propriedade intelectual, mulheres em carreiras STEM, entre outros temas. A programação também prevê a realização de pitchs invertidos em vários segmentos e apresentação de cases de sucesso, como o da Nanox, startup de Nanotecnologia com sede em São Carlos (SP) que nasceu dentro da universidade.

Além disso, o Sebrae oferecerá uma área para que 20 startups, grupos de pesquisa em estágio de operação, tração ou escala e soluções tecnológicas com maturidade tecnológica (TRL) apresentem seus projetos ou modelos de negócios para o público da Conferência. O evento será uma grande oportunidade de conexão com investidores durante rodadas de negócios previstas com representantes de grandes empresas nas áreas de P&D ou inovação aberta e de fundos de Corporate Venture Capital.

Visitas técnicas
Para a véspera do evento, o Sebrae preparou uma missão com visitas técnicas de pesquisadores e empreendedores a instituições de ciência e tecnologia (ICT) e laboratórios de inovação e P&D de grandes empresas em Campinas e entorno, com foco em locais que apoiam deeptechs. A Conferência também organizou visitas técnicas no dia seguinte ao evento, 02 de dezembro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a empresas como Natura, Bosh e 3M.

Serviço
20ª Conferência ANPEI de Inovação
Data: 30 de novembro e 1º de dezembro
Local: Centro de Convenções Royal Palm Hall, Campinas (SP)
Site: https://anpei.org.br/conferencia-2022/


Fonte: Agência Sebrae