História

APROCON BRASIL

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA APROCON BRASIL

A Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – APROCON BRASIL foi criada em razão das atividades desenvolvidas pela Associação de Profissionais Contábeis do Rio Grande do Sul – Aprocon Contábil-RS na defesa dos contadores e dos técnicos em contabilidade .
A associação gaúcha de defesa da profissão foi criada em 30 de dezembro de 2013, tão logo encerrado o pleito para o CRCRS daquele ano, em função do quadro preocupante que se revelou em relação à profissão. Com o sucesso da Aprocon Contábil-RS, os profissionais contábeis de todo o Brasil sentiram a necessidade de criar uma entidade similar para atuar no âmbito nacional.
Sob o comando do Contador Deusdedit Nunes Pinheiro Sobrinho (Dete Nunes) do Estado do Tocantins (Palmas), reuniram-se, no dia 9 de dezembro de 2015, os coordenadores das chapas de oposição do pleito dos Conselhos Regionais de Contabilidade recém encerrado, para discutir as eleições e fundar uma associação nacional de defesa dos profissionais contábeis e da profissão, nos mesmos moldes da Aprocon Contábil-RS. A reunião ocorreu em Brasilia (DF), tendo como anfitriã a Contadora Rita de Nazaré Melo Dias, do Estado do Amazonas (Manaus), que disponibilizou a estrutura da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) para viabilizar este encontro. A reunião ocorreu em dois locais: Nas dependências do Sindicato dos Policiais Federais de Brasília e na sede da CSB. Foi aprovada, assim, a criação da APROCON B RASIL. A contadora Guadalupe Machado Dias, do Estado de Minas Gerais (Belo Horizonte), pediu para ser a anfitriã do encontro, sugerindo a data de 18/3/2016 para a realização da assembleia de fundação da entidade, a aprovação do estatuto e a eleição da diretoria.
O contador Salézio Dagostim, presidente da Aprocon Contábil-RS, sugeriu que em vez de se criar uma nova entidade, fosse usada uma entidade já existente, que se encontrava desativada, a Confederação Nacional dos Contadores (CNC), entidade que havia sido criada para ser uma entidade sindical de 3º grau. A CNC foi fundada em 26/10/1988 e liderada pelo contador Harry Conrado Schüler, do Distrito Federal, eleito o seu primeiro presidente. Esta Confederação foi fundada pelos Sindicatos dos Contadores do Estado do Rio Grande do Sul, da Bahia e do Distrito Federal, e seu estatuto social foi registrado em Brasilia, 1º Ofício, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, sob nº 1.612, do Livro A nº 02, em 13/2/1989, e microfilmada sob nº 5.884. Em 18/3/1989, a CNC requereu o registro sindical junto ao Ministério do Trabalho, tendo recebido o Mtb-AESB sob nº 240 00.2255- 89. O CNPJ desta entidade é o de nº 03.657.657/0001-14.
Assim, em 18/3/2016, durante a Assembleia Geral de fundação da APROCON BRASIL, realizada na Cidade de Belo Horizonte (MG), na sede do SESCON-MG, sito à Av. Afonso Pena, 748 – 24º andar, tendo como anfitriã a contadora Guadalupe Machado Dias, alterou-se o estatuto da CNC e criou-se a Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil – “APROCON BRASIL”. Nesta Assembleia, além de fundada a APROCON BRASIL, foi aprovado o seu estatuto, deixando de ser uma entidade sindical para ser uma associação civil. Neste mesmo encontro, foi eleita a primeira diretoria, cuja composição foi a que segue: Presidente: Contador Salézio Dagostim (RS); Vice-Presidente: Contador Deusdedit Nunes Pinheiro Sobrinho – Dete Nunes (TO); Diretor Administrativo: Contador Franklin Magno da Silva Pacheco (MA); Vice-Diretor Administrativo: Contador Vitor Hugo Feitosa Gonçalve s (RJ); Diretor Financeiro: José Maria do Carmo (MG), Vice-Diretor Financeiro: Edvaldo Paulo de Araújo (BA); Diretor Jurídico: Contador e Advogado Giovani Dagostim (RS); Vice-Diretor Jurídico: Contador e advogado Ronaldo Cardoso Costa (PI); Diretora de Relações Institucionais: Contadora Guadalupe Machado Dias (MG); Vice-Diretor de Relações Institucionais: Contador Bergman Santos (SP); Diretora de Eventos e Comunicações: Contadora Erlândia Vieira Pimentel (AP); Vice-Diretor de Eventos e Comunicações: Contador Erson Leal Ramos (RS).
Na assembleia de fundação da APROCON BRASIL, ficou aprovado que a Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil iria ajudar os sindicatos e as federações da profissão contábil a resgatar a valorização, o respeito e a dignidade da categoria e de seus profissionais; que a APROCON BRASIL não nasceu para competir com os sindicatos, mas para auxiliá-los; e que, sempre que não houvesse interesse destas entidades em promover a busca dos objetivos básicos da profissão, tais como a valorização, o respeito e a dignidade, a APROCON BRASIL agiria.
Para a APROCON BRASIL, a omissão é a forma mais perversa de promover a corrupção. Ela tira a esperança dos profissionais e atinge diretamente aqueles que mais precisam, aqueles que esperam que as entidades atuem em sua defesa. Foi assim que surgiu a APROCON BRASIL.
O nosso principal objetivo é servir de intermediário entre o profissional contábil e os órgãos e instituições, para dar solução aos seus problemas e às suas necessidades, buscando a aplicação de seus direitos e da transparência perante a sociedade.

Estamos ao seu lado, profissional contábil.